segunda-feira, 18 de julho de 2011

"A Noite de Todas as Almas" de Deborah Harkness


A Noite de Todas as Almas é o primeiro livro da trilogia A Descoberta das Bruxas, é um livro para quem gosta de J. K. Rowling, Stephenie Meyer e Dan Brown. Tem bruxas e vampiros, aventura, história, mistério e muita investigação por detrás.
Deborah Harkness em A Noite de Todas as Almas conta-nos a história de Diana, uma historiadora, que é a última da descendência das grandes bruxas Bishop. Apesar de ser bruxa, Diana, desde a morte dos seus pais recusa-se a usar a sua magia, negando o poder que lhe corre nas veias. Depois de encontrar um velho manuscrito mágico e muito cobiçado por bruxas, vampiros e demónios (as 3 criaturas) a sua vida sofre uma viravolta. Conhece o vampiro de 1500 anos Mathew, um geneticista apaixonado por Darwin, por quem se vem a apaixonar e ter um amor proibido, como se isso não bastasse, a magia que à tanto tempo ela negava a si própria quer soltar-se.
No conjunto em geral é um bom livro que vale a pena ler e ter na prateleira.

Aspectos positivos:
   - A escrita bem elaborada, com muita investigação e informação sobre história, biologia, genética, ...
  - O facto de uma parte da acção se passar em Oxford um local muito enriquecedor para a história, os outros lugares onde decorrem a acção também não se ficam nada atrás.
   - As cenas que se passam em volta do amor que Diana e Mathew constroem e as suas demonstrações.

Aspectos negativos:
   - Se por um lado a informação enriquece muito o livro, por outro lado por vezes consegue torná-lo um pouco maçador.
    - Muitas citações, toda a gente gosta de ver citações de outros livros mas umas 3 é bom, agora Deborah exagerou um pouco;
    - A relação entre Mathew e Diana por vezes parecesse muito com a relação da Bella e do Edward, muito Crepúsculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário